PEQUENAS LESÕES PODEM PROVOCAR GRAVES PROBLEMAS NA COLUNA VERTEBRAL

coluna22

Torções em diferentes membros do corpo em muitos casos ocasionam dores na estrutura óssea; Actividade física realizada constantemente ajuda a prevenir os incómodos.

A maioria da população não fica preocupada com pequenas quedas e lesões que sofrem no dia a dia. Acidentes considerados sem gravidade podem gerar problemas para a saúde da coluna vertebral.

Um exemplo, é a torção de um tornozelo, que pode ser considerada um grave lesão. Uma torção de tornozelo esquerdo, por exemplo, em muitos casos faz com que a pessoa passe a distribuir o seu peso mais no membro contra-lateral (aquele não sofreu a lesão) e, dessa forma, a coluna compensa o desnivelamento se curvando para o lado oposto. Com o decorrer do tempo, se a lesão não for tratada, o desvio postural agravará e poderá ocasionar dores na coluna vertebral.O mesmo acontece quando a pessoa tem algum tipo de deformidade ou alteração em uma das partes inferiores do corpo.

Para uma vida saudável e sem traumatismos na coluna, eis algumas dicas aconselhadas por fisioterapeutas. O corpo deve estar sempre fortalecido e flexível. Para isso, é importante a prática regular de atividade física e alongamentos, ter uma boa alimentação, evitar esforço físico e levantamento  de pesos, e manter a postura correta no trabalho e no lazer. Estes factores colaboram e muito para um corpo saudável, comenta o fisioterapeuta.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4