A fisioterapia no desenvolvimento motor do prematuro

1

A importância da fisioterapia no desenvolvimento motor dos bebes pré-termo

O nascimento de um recém-nascido pré-termo está relacionado ao aumento da frequência de distúrbios relacionado ao desenvolvimento neuro psicomotor. Apesar de não existir consenso quanto às características específicas destes déficits e sua extensão a longo prazo, mesmo na ausência de sinais clínicos severos (como alterações neurológicas, musculares, deficiências múltiplas,etc.), um  número significativo de crianças que nasceram pré-termo vem apresentando, de acordo com estudos, sinais de distúrbios do desenvolvimento relacionados com as seguintes áreas: cognição, linguagem, socialização, auto-cuidado e déficits de desenvolvimento motor.

Considerando uma medida de prevenção a estes factores, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar logo após a alta hospitalar deste bebê é de extrema importância para prevenir estes atrasos do desenvolvimento.

A importância da fisioterapia:

Quando falamos em Fisioterapia Pediátrica, logo pensamos no desenvolvimento motor, onde a criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo, afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para o seu desenvolvimento, garantindo sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si mesma.

Este processo de desenvolvimento do bebe se compreende em uma complexa sequência de eventos fisiológicos e de mudanças comportamentais que se iniciam na concepção e se estendem até a vida adulta. Desde a fecundação, as células responsáveis pelo processo de formação do feto participam de uma série de situações em que se multiplicam e se transformam com a finalidade de gerar um organismo íntegro, maduro e harmónico para o seu funcionamento. No entanto, é após o nascimento que o desenvolvimento motor se desenvolve ao longo da vida, sendo submetida a um processo de transição, cujos movimentos livres experimentados intra-útero, são agora restritos pela acção da gravidade.

Conhecendo o universo da motricidade humana, o acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento infantil e a detecção precoce de distúrbios relacionados ao desenvolvimento motor consegue-se entender a importância da intervenção Terapêutica imediata nestes bebes pré-termo para um melhor prognóstico do desenvolvimento.

A Fisioterapia precoce em bebes pré-termo antes, durante e após a alta hospitalar tem como principal objectivo minimizar através de acções preventivas, factores que interferem no desenvolvimento motor do bebe.

Dica:

• Todo o bebe pré-termo deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar com o intuito de prevenir atrasos do desenvolvimento global (socialização, cognição, linguagem ,auto-cuidado e desenvolvimento motor).

• Estimule o bebe com brinquedos adequados para sua idade, contribuindo para um melhor desenvolvimento adequado.

• Enquanto o bebe brinca com brinquedos ele também estará desenvolvendo seu cérebro.

• A falta de estímulo pode causar um atraso no desenvolvimento neurológico.”

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4