FISIOTERAPIA É EFICAZ SE FEITA DE FORMA CORRETA. AVALIAÇÃO É IMPRESCINDÍVEL

2

O médico examina, faz perguntas e analisa exames para chegar a um diagnóstico, isto é, chegar a uma conclusão sobre a doença que temos e propor o tratamento mais indicado para aquele problema. O remédio prescrito para dor de cabeça não é o mesmo para dor de estômago, e as característica pessoais de cada um também é levada em conta para o tipo de prescrição.

Na fisioterapia acontece a mesma coisa, ou deveria acontecer. O paciente deve ser examinado, interrogado e testes de fisioterapia devem ser feitos para se chegar a uma conclusão sobre a causa do problema. Um tratamento de fisioterapia sem diagnóstico terapêutico é um tiro no escuro e, infelizmente, acontece com mais frequência do que deveria.

Se você é atendido sem uma avaliação inicial e os mesmos procedimentos aplicados em você, que tem uma lombalgia, estão sendo aplicados em alguém com dor no joelho ao seu lado, sem nenhuma boa justificativa, fico muito triste em te dizer que isso não é fisioterapia de qualidade.

O nosso sistema músculo-esquelético é bastante elaborado, e a causa da sua dor no joelho pode não ser a mesma da do seu amigo. Um pode ter dor por uma instabilidade articular e o outro porque se movimenta com alto impacto. O tratamento para essas duas condições são diferentes, então a resolução do problema só será efectiva através de um correto diagnóstico.

Fisioterapia funciona, e muito bem, se feita correctamente. Exija e procure profissionais que lhe dêem a devida atenção e que realizem uma avaliação para chegar ao diagnóstico terapêutico, e assim tratar o caso da maneira adequada.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4